24 de out. de 2012

Fidel Castro critica aves de mau agouro



Em artigo, Fidel Castro critica aves de mau agouro

                                           Publicação: 23 de Outubro de 2012 às 00:00

Havana (AE) - O ex-presidente cubano Fidel Castro ironizou ontem as "aves de mau agouro" que nas duas últimas semanas o deram como morto ou em estado terminal e afirmou que está bem de saúde, apesar dos 86 anos de idade. O artigo é acompanhado de fotos que mostram o ícone revolucionário de 86 anos no lado de fora de sua casa, perto de algumas árvores e usando um chapéu de palha. "Aves de mau agouro! Não me lembro nem sequer de como é uma dor de cabeça. Como mostra de como são mentirosos, lhes deixo as fotos que acompanham este artigo", escreveu.


alex castro/cubadebate/ap/ecVestindo camisa xadrez e usando chapéu de palha para se proteger do sol forte, Fidel Castro caminha em pomar com moringas e amoras (plantas medicinais) e mostra edição de sexta-feira passada do Granma, jornal do Partido ComunistaVestindo camisa xadrez e usando chapéu de palha para se proteger do sol forte, Fidel Castro caminha em pomar com moringas e amoras (plantas medicinais) e mostra edição de sexta-feira passada do Granma, jornal do Partido Comunista

Os comentários de Fidel sobre o tema foram feitos em um artigo publicado no site Cubadebate ironicamente intitulado "Castro está agonizando". A notícia foi bem recebida pelos cubanos e satisfez àqueles que pediam a divulgação de fotos ou uma aparição pública do ex-presidente cubano para confirmar as palavras de Alex Castro, filho de Fidel, segundo o qual o pai mantinha sua rotina diária de exercícios físicos e leitura.

"Ainda que muitas pessoas pelo mundo sejam enganadas pelos órgãos de informação, quase todos nas mãos dos ricos e privilegiados, que publicam essas bobagens, as pessoas acreditam cada vez menos neles. Ninguém gosta de ser enganado. Até o mais incorrigível mentiroso gosta que lhe digam a verdade", escreveu Fidel no artigo em questão.

Fidel dirigiu suas críticas diretamente ao jornal espanhol ABC, que publicou recentemente declarações de um médico venezuelano que vive em Miami e afirmou ter "informações" de que o líder da Revolução Cubana havia sofrido um derrame, encontrava-se em estado vegetativo e teria apenas algumas semanas de vida.

No artigo, Fidel explica também a razão de ter parado de escrever sua coluna Reflexões. "Eu parei de publicá-las porque não era mais meu papel tomar páginas da imprensa que são necessárias para outros trabalhos que o país precisa", escreveu. A interrupção alimentou as especulações sobre seu estado de saúde.

Os rumores também foram alimentados pelo fato de Fidel não ter feito nenhuma declaração pública sobre a reeleição de Hugo Chávez, seu amigo pessoal, na Venezuela, e também por não aparecer em eventos públicos desde março, quando esteve com o papa Bento XVI.

Nas ruas de Havana, a notícia foi bem recebida pelos cubanos. "Essa notícia causou mais expectativa no exterior do que em Cuba", comentou a aposentada Carina Rojo, de 57 anos. "Estou contente, mas sei que um dia isso (a morte de Fidel) vai acontecer", disse Camilo Fuentes, um bicitaxista de 47 anos.

O site que publicou as fotos de Fidel tinha postado, até o início da noite de ontem (horário de Brasília) 479 comentários, a maioria desejando vida longa ao "comandante". Um dos leitores observou que Fidel está num pomar em que predominam amoras e moringas. A moringa, segundo os botânicos, é uma planta completa. Tem sete vezes mais vitamina C que a laranja; quatro vezes mais cálcio que o leite; quatro vezes mais vitamina A que a cenoura; três vezes mais potássio que a banana; duas vezes mais proteína que o leite e mais mais ferro que o espinafre.